sábado, 10 de janeiro de 2009

Cães e Bebês




Algumas pessoas acreditam que cães e bebês não deveriam conviver. Uma parte dessas pessoas chega até mesmo a se desfazer de seus cães: algumas vezes abandonando-os nas ruas. Não raro vemos cães vivendo isolados em um quintal, canil ou até mesmo uma minúscula área de serviço, quando antes tinham acesso à toda a casa e aos membros da família. Em casos assim, com certeza o cão ficará enciumado, já que tudo mudou depois da chegada do bebê.

Mas, como lidar com as mudanças que chegam junto com o bebê sem que o cão fique com ciúmes? Como fazer o cão ver no bebê mais um membro da família, e não um intruso?

Simples: fazendo as mudanças ANTES da chegada do bebê (se não puder entrar no quarto do bebê, restringir o acesso a ele meses antes do bebê nascer); acostumá-lo com crianças e bebês, associando-os a coisas boas (petiscos, carinho, brincadeiras); e ensinando ao cão as boas maneiras.

Quando o bebê nascer, peça para alguém levar as roupas usadas dele para o cão cheirar e sempre o recompense. Ao chegar em casa, peça para alguém segurar o bebê e, quando entrar, dê atenção ao cão. Quando ele se acalmar, apresente o bebê, sempre recompensando o cão pelo temperamento calmo. Foi exatamente o que fizemos com a Suzie e hoje ninguém duvida do ótimo relacionamento das duas.

Por menos atenção que se possa dar ao cão quando se tem um bebê em casa, inclua-o nas tarefas rotineiras: faça carinho nele enquanto dá de mamar, leve-o para passear junto com o bebê e, quando puder, dê atenção extra ao cão, por meio de brincadeiras ou mesmo fazendo-o obedecer a comandos.




Quando meus dias estão muito cansativos ou está chovendo lá fora, os passeios são substituídos por brincadeiras entre nós três; escondo biscoitos pela casa e a Suzie vai procurá-los; ensino a ela truques novos. Parece que não mas, depois de um tempo, ela fica bem cansada, feliz e vai dormir tranquilamente perto da Letícia.

Com estas pequenas atitudes, a relação de seu cão com seu bebê tem tudo para ser harmoniosa.

5 comentários:

  1. Adorei ler seu blog. Serei mãe pela primeira vez e todos estão fazendo escandalos para eu me manter afasrada de minhas nenês (uma poodle e uma pequenes, mas elas são limpissimas e educadas, tratadas como filhas... e não vejo mal algum em criar meu filho amigos dos bichos de casa... Adorei suas observações... Por sinal suas filhas são lindasss....`Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Estou gravida e estou super preocupada com a chegada do bebe, pq tenho uma sharpei que e a dona da casa, tem todas as regalias e dengos so pra ela... mas estou confiante que tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a tranquilidade q vc passa sobre essa nova fase de nossas vidas.Estou com oito meses de gravidez e morro de medo dessa encontro entre Meg(poodle gigante)e meu bbzinho Vinicius.Moro em um apartamento pequeno e desde que a Meg chegou eu e meu marido tratamos ela como nossa filha.Tenho muito medo de não administrar bem essa nova fase.Sou alucinada pela Meg e não imagino minha vida sem ela por perto.É sempre bom ler suas histórias me passa conforto e confiabilidade.beijos ana paula

    ResponderExcluir
  4. A sua materia me tranquilizou bastante,pois sou casada e tenho uma cadela q sou apaixonada,e tenho muito medo de engravidar e ter q me desfazer dela,pois sempre a tratei como bebe.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 3 cadelas e um Gato e acabo de ter um bebê, os bichinhos tem acesso a toda casa inclusive dormem conosco.Nunca tive medo de criar meu filho com os animais, e agora que ele nasceu tenho ainda mais certezas de que só faz bem.

    ResponderExcluir