terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Educação















Desde que engravidamos, começamos a ver programas sobre bebês e crianças na TV. Nossa maior preocupação era (e ainda é) educar a Letícia de uma maneira nem tão rígida nem tão permissiva: encontrar o equilíbrio. Isso porque vemos nos programas que os pais sempre colocam a culpa nas crianças quando, na verdade, os culpados são eles.

O mesmo se dá com a educação dos cães. Já repararam naquele cachorrinho minúsculo que avança no grandão? O que os donos do pequenininho fazem? Acham a maior graça, que o pequenininho é valente, tem personalidade... e deixam por isso mesmo. Mal sabem eles que estão criando um “monstrinho” que logo mais poderá atacar crianças, visitas, carteiros e até mesmo os próprios donos.

Mas, o que isso tem a ver com a educação de crianças? Tudo. Aquela criança que se deixa fazer tudo enquanto pequenininha porque é bonitinho ou porque ela é apenas um bebezinho, também cria um monstrinho. “Que lindo, olha, o João jogou o celular no chão de raiva” ou “Ah, vou deixar a Mariazinha dormir comigo, ela tá fazendo manha e nem sabe o que está acontecendo, só tem 6 meses...”. Pronto, deixamos que a criança eleja as regras da casa, coisa que a nós, os pais, é que caberia fazer.

Com relação à educação, cães e crianças são mesmo muito parecidos: eles gostam (e precisam) de rotina; precisam de alguém que os oriente; precisam ser bem educados tanto em casa como na rua ou em outros lugares; precisam de limites claros; precisam de muito carinho; precisam de atenção; precisam de exercício...

Em casa seguimos com a Letícia o mesmo conceito de educação que seguimos com a Suzie. Não, não a ensinamos a sentar, deitar e dar a mãozinha (risos), mas ensinamos que se ela quer algo, precisa manter a calma; mostramos a ela que tudo tem limite: não pode bater, não pode espernear; ela passeia várias vezes ao dia, faça frio ou calor; as duas brincam juntas. O resultado? Além das duas serem amigas inseparáveis (bom, só se separam na hora de dormir, claro), são vistas como bem educadas e anjinhos onde quer que vamos, até mesmo em hotéis.

Eduquem seus filhos, eduquem seus cães, eduquem a si mesmos. O mundo será um lugar mais agradável de se viver.

Um comentário:

  1. Primeira vez por aqui, adorei! Acredito piamente que Educação começa no ventre e se mantém por toda vida, se os pais fizerem o seu papel.
    Lindas as suas meninas!
    Beijos

    Luciana

    ResponderExcluir