domingo, 28 de dezembro de 2008

O que tenho que escutar...

Nossa, parece mentira, mas mesmo depois de UM ANO que a Letícia nasceu ainda ouço a mesma ladainha: "A Suzie tá com ciúmes, olha!". O motivo da frase é o mais (desculpem) besta possível: ela está cheirando... e o que mais um cachorro poderia fazer? Pegar no colo? Ai, ai, é cada uma...

Mas o pior, com certeza, foi no comecinho. Eu sempre saí com as duas pra passear, com a Letícia no sling. Aí era um tal de "a cachorra tá com ciúmes", "cuidado, já ouvi histórias de cães que mataram as crianças", "não deixa chegar perto, acho melhor você nunca mais fazer carinho no cachorro, pois ele é imundo" e tantas outras... essa última me deu uma raiva tremenda e eu falei que a Suzie não era imunda e que as duas dormiam juntas. Nem preciso falar que a mulher não fala mais comigo hahahahaha. Melhor.

Quando eu estava grávida, me perguntavam o que eu ia fazer com a Suzie quando a Letícia nascesse. "Ela vai continuar sendo bem tratada" era o que eu respondia. As pessoas me olhavam meio como quem diz "Até parece, o amor é diferente". Quando eu já estava cansada dessas perguntas de quem não tem mais o que perguntar e nem o que fazer, ou eu fingia que não era comigo ou, como fiz uma vez só, dizia: "vou dar ela... e quando eu tiver outro filho, vou dar a Letícia também, acaba sendo mais fácil".

O que eu posso afirmar com certeza é que eu até hoje me irrito com determinados comentários sobre o convívio das duas, mas o amor que eu sinto pela Suzie não diminuiu em nada, continuo preocupada com a saúde e o bem-estar dela, assim como me preocupo com o da Letícia, o meu e o do Luis. O amor continua, não diminui nem se torna diferente só porque temos um filho além do cachorro (ou gato). O que muda é o tempo dedicado, mas a qualidade continua sempre a mesma.

Com tudo isso, a Suzie é super amiga da Letícia. Graças ao temperamento da Suzie, a Letícia tem verdadeiro amor pelos cães (já até faz carinho nos amigos da Suzie, quando eles toleram crianças, claro) e já está aprendendo a respeitá-los.

Eu ensino as duas a serem cuidadosas uma com a outra, pra ninguém se machucar nessa relação mais que saudável e importante (cão e criança). E podem ficar de boca aberta mas, quando viajamos, montamos um berço (um colchonete no chão entre a cama e a parede, onde ele fica meio dobrado em uma lateral, fazendo as vezes do protetor de berço e, do lado da parede, repleto de almofadas) e as duas dormem juntas: a Letícia em cima e a Suzie aos seus pés. E uma respeitando o espaço da outra, sem pisões, chutes ou lambidas.

Curtam este convívio e não tenham medo: basta educar os dois que o convívio é muito prazeroso. Somos a prova viva disso!

Um comentário:

  1. ADOREI!!! Seu blog é muito bacana. E suas pequeninas, muito lindas. Olha, toda e qualquer dica é bem-vinda! mtos bjos
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir