Quem vê a foto desta que ilustra o post provavelmente pensa: "Nossa, que lady, super comportada, não dá um pingo de trabalho!". Só tenho a dizer uma coisa: "Hahahahahahaha".
Ela pode ser comportada sim, e muito, desde que não se deixe comida em cima da mesa, porta da despensa aberta e/ou lixo com fácil acesso.
Quando ainda morávamos em Sampa City, eu conseguia contornar todos estes pequenos obstáculos: não deixava comida em cima da mesa, nem da pia, nem do balcão; a despensa ficava sempre fechada; lixos devidamente fora do alcance.
Já aqui, morando com meus pais, a coisa muda totalmente de figura. Primeiro, porque é mais gente pra eu tentar convencer de que a Suzie não é nenhum animal estúpido e faz qualquer coisa, mas qualquer coisa MESMO, pra roubar comida. O que ela faz? Vamos enumerar:
1. Fuça no lixo à cata de restos de carne (não é todo mundo que é vegetariano, né?!) e aprendeu a fazê-lo silenciosamente (antes ouvíamos ela fuçando, hoje, só vemos a sujeira e ela passando mal horas depois);
2. Subir na mesa sem ninguém ver e pegar comida (gente, custa guardar no forno, geladeira ou em lugar alto? Não, né?!);
3. Entrar na despensa, abrir pacotes de ração (da outra cachorra), de biscoitos e pão e devorar. Isso porque eu sempre pedia pra fecharem a despensa e não acreditavam nem quando eu dizia "peguei a Suzie comendo ração". Precisaram vê-la abrir a despensa com o focinho (é, deixar entreaberta também não adianta, ela ABRE!) para ver que minha filha não é nenhum animal incapacitado intelectualmente: ela é muito esperta, isso sim!
O resultado disso não é nada bom, porque a Suzie tem passado mal praticamente todos os dias.
O mais engraçado é que esse "problema" (roubar comida) é o mais fácil de ser solucionado: basta tirar a comida do alcance do cão. Como?? Guardando-a onde ela deve ficar: geladeira, forno, microondas etc, MENOS em cima da mesa ou da pia; fechando bem o lixo e deixando-o fora do alcance do cão (aqui colocamos uma bacia em cima do lixo); fechando totalmente a despensa, sem deixar nenhuma fresta.
Felizmente agora todos em casa perceberam que ela é capaz mentalmente e têm colaborado comigo (ô tarefa difícil...). Agora resta esperar este mal-estar da Suzie passar e, se ela continuar passando mal, saberei que das duas uma: ou tem alguém dando comida humana, (que não seja a Alimentação Natural), ração (que abomino atualmente) ou excesso de petiscos, OU alguém burlou o esquema de segurança da comida e do lixo e ela passou a roubar de novo.
Pode parecer engraçado mas... nós nunca sabemos o que nossos cães podem comer e isso pode até custar a vida deles. Afinal, o que é mais fácil: superar a perda do seu amado amigo de quatro patas ou guardar a comida no devido lugar e manter o lixo fora do alcance? Pensem nisso...