Como vocês sabem, este blog não é apenas para colocar fotos das meninas e dizer como é o convívio entre as duas. Também é um meio de educação, onde publico matérias sobre o relacionamento cães e bebês / crianças; como ensinar os filhos humanos a respeitarem os peludos; como preparar os filhos peludos para a chegada do bebê; dicas de livros; cuidados com saúde, higiene e alimentação entre outras coisas.
Hoje o assunto são as plantas perigosas para animais e crianças. Se você as tem em casa, coloque-as em um lugar bem longe do alcance ou, se quiser, dê para alguém que não tenha bichos nem crianças.
Crianças e animais são seres curiosos por natureza. Adoram explorar o mundo com a boca e, não raro, comem, mastigam e engolem coisas indevidas e, algumas vezes, extremamente perigosas e até fatais. Algumas plantas são tóxicas e devemos ter muito cuidado ao escolher uma planta para colocarmos dentro de casa ou no nosso jardim.
Identifique as plantas domésticas pelo nome científico, para ser capaz de dar uma informação exata ao médico e/ou veterinário que irá socorrer seu filho humano / canino, caso eles acidentalmente ingiram folhas ou flores. Coloque todas as plantas em lugares onde crianças e cães não tenham acesso (lugares altos, cercados etc), mesmo que elas não sejam tóxicas.
Abaixo, as plantas venenosas mais comuns:
Azaléia
Tinhorão
Bulbos de Narciso Silvestre
Lauréola
Bambuzinho
Hera
Dedaleira
Azevinho
Bulbos de Jacinto (e folhas e flores, se em grande quantidade)
Hortênsia
Raízes e rizomas de Íris
Sementes e folhas de Teixo Japonês
Botão de Ouro ou Ranúnculo
Louro
Lírio do Vale
Visco
Sementes de Ipoméia
Bulbos de Narciso
Espirradeira
Filodendro
Alfena
Rododendro
Folhas de Ruibarbo
Ervilha de cheiro (principalmente as "ervilhas", que são as sementes)
Folhas de Tomateiro
Cápsulas e sementes de Glicínia
Teixo
Flor bico-de-papagaio pode não ser tóxica, mas causa náuseas.