quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plantas Perigosas

Como vocês sabem, este blog não é apenas para colocar fotos das meninas e dizer como é o convívio entre as duas. Também é um meio de educação, onde publico matérias sobre o relacionamento cães e bebês / crianças; como ensinar os filhos humanos a respeitarem os peludos; como preparar os filhos peludos para a chegada do bebê; dicas de livros; cuidados com saúde, higiene e alimentação entre outras coisas.

Hoje o assunto são as plantas perigosas para animais e crianças. Se você as tem em casa, coloque-as em um lugar bem longe do alcance ou, se quiser, dê para alguém que não tenha bichos nem crianças.

Crianças e animais são seres curiosos por natureza. Adoram explorar o mundo com a boca e, não raro, comem, mastigam e engolem coisas indevidas e, algumas vezes, extremamente perigosas e até fatais. Algumas plantas são tóxicas e devemos ter muito cuidado ao escolher uma planta para colocarmos dentro de casa ou no nosso jardim.

Identifique as plantas domésticas pelo nome científico, para ser capaz de dar uma informação exata ao médico e/ou veterinário que irá socorrer seu filho humano / canino, caso eles acidentalmente ingiram folhas ou flores. Coloque todas as plantas em lugares onde crianças e cães não tenham acesso (lugares altos, cercados etc), mesmo que elas não sejam tóxicas.

Abaixo, as plantas venenosas mais comuns:

Azaléia

Tinhorão

Bulbos de Narciso Silvestre

Lauréola
Bambuzinho

Hera

Dedaleira
Azevinho

Bulbos de Jacinto (e folhas e flores, se em grande quantidade)

Hortênsia

Raízes e rizomas de Íris

Sementes e folhas de Teixo Japonês

Botão de Ouro ou Ranúnculo

Louro

Lírio do Vale

Visco

Sementes de Ipoméia

Bulbos de Narciso

Espirradeira

Filodendro

Alfena

Rododendro

Folhas de Ruibarbo

Ervilha de cheiro (principalmente as "ervilhas", que são as sementes)

Folhas de Tomateiro

Cápsulas e sementes de Glicínia

Teixo

Flor bico-de-papagaio pode não ser tóxica, mas causa náuseas.