sábado, 30 de janeiro de 2010

O que que é?


A Letícia não se contenta mais em saber que determinado animal é um cachorro, passarinho ou gato. Se você fala que é "cachorro", "passarinho" ou "gato" ela quer saber mais. A que raça ou espécie pertencem... risos.

Vocês já devem ter visto o vídeo dela falando as espécies de passarinhos e raças de cães aqui. Ela pega minhas revistas e fica me perguntando qual a raça e repetindo. As que ela mais gosta são Akita, Cane Corso, Golden Retriever, Jack Russel, Beagle, Border Collie, Shiba e Dogue Alemão. O jeitinho que ela fala que é engraçadinho. Tirando o Jack Russel e o Dogue Alemão, os outros ela fala direitinho (até Rottweiler, Viszla, Cattle Dog ela fala direito). O Jack Russel ela fala "Jack Onessel" e o outro é "Bulldogue alemão".

As aves ela conhece as que eu conheço... as que não sei, a gente vem procurar juntas na internet. Até saíra ela já sabe o que é hehehehe.

Frutas, verduras e legumes ela também sabe. Vai na feira e sabe o que é salsão, alho poró, agrião...; banana, carambola (estrela), uva, ameixa...; beringela, pimentão, abobrinha, mandioquinha...

Não, eu não forço nada. Ela quer saber, eu explico o que é, sem forçar. Só não falo mesmo errado com ela. Não é porque é criança que a gente trata como se não entendesse português. Ela entende, e muuuuito. Até mais que muita gente por aí.

Vamos fazendo de tudo uma brincadeira, ela gosta de saber, gosta de perguntar e quer a resposta correta. Inclusive números e letras ela pergunta o que é e reconhece muitos deles. Mas seguimos com as brincadeiras normais de criança: pega-pega, esconde-esconde, casinha, ler historinhas, passear, ir no escorregador, virar cambalhota, jogar jogo da memória (é... e a danada ganha de todo mundo de casa!)...

Não queremos uma pequena gênia, só fazemos o que ela tem vontade e capacidade de fazer. Ela estando feliz, todos estamos.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Objetivo do Kong

Suzie brincando com o Kong

Muitos de vocês sabem que a Suzie tem um Kong (já escrevi sobre ele aqui e aqui), cujo objetivo é colocar comidinha lá dentro e ela ter trabalho pra tirá-la, mantendo-se ocupada por algum tempo. Tenho usado muito este brinquedo nestes dias de chuva, que não dá pra passear muito na rua, nem ir ao parque.

Mas, nem tudo é perfeito... adivinha quem está ajudando a Suzie a tirar a comida do Kong? Acertou quem respondeu "Letícia". Pois é, dona Letícia pega o Kong da Suzie (é, da boca da Suzie, a Suzie não morde de jeito nenhum) e vai tirando o que tiver lá dentro e dá pra ela. Ou então, bate o Kong no chão pra sair tudo.

Então, Suzie aprendeu rapidinho: assim que ela ganha o Kong recheado de comidinha, ela dá pra Letícia tirar pra ela. Ê duplinha incrível, né?!

PS: Fico devendo a foto da Letícia ajudando a Suzie com o Kong porque ontem, quando fui tirar, a pilha tinha acabado e nada de foto...

Pérolas da Letícia, a série: parte 3


Estas eu também não poderia deixar passar em branco. São mais algumas frases da nossa pequenininha tagarela, que desde que começou a falar não para mais.

Domingo, brincando com o Giovane (ela ainda fala que ele é uma menina... risos), de repente a mãe dele precisou trocar a fralda. Lê, toda curiosa, foi lá olhar.
Patrícia: - Viu Lelê, é diferente de você.
A Lê ficou olhando, olhando... de repente soltou um grito:
- OHH, fazedor de xixi!!!
Risada geral. O mais interessante é que, depois de ter visto o fazedor de xixi do Giovane, ela não quis mais brincar com ele...

Quarta, passeando na rua comigo e mais algumas mães e seus filhos. Todas elas falando "au au", os filhos falando "au au" e eu falei pra Lê:
- Olha, Lê, é o cachorro, né?!
Ela olhou bem pra mim e falou:
- Não é cachorro, é Beagle!
Pior que era um beagle mesmo... hehehehehehehe.

Ainda sobre os pedidos da irmãzinha:
- A Letícia quer uma irmãzinha!
Luis pergunta: - Qual vai ser o nome da sua irmãzinha?
A Lê responde:
- Lola!

Agora ela já sabe que a irmãzinha se chamará Laura. E fica pedindo a irmãzinha Laura agora. Hehehehehe.

Aguardem: mais pérolas virão.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Irmãzinha (da série Pérolas)


Hoje, antes de tirar o soninho da tarde, a Letícia virou pra mim, ainda no banheiro, depois do xixi:

- A Letícia quer uma irmãzinha.
- Ah, é?! Então tá.
- Será que o papai vai trazer uma irmãzinha quando chegar hoje?
- Hahahahahaha.

Será que esses pedidos já estão começando? Seria uma campanha pra eu engravidar de novo? Quais serão os planos reservados pra nós pelo pessoal do lado de lá? Enquato isso, vou dando risadas com os pedidos de "quero uma irmãzinha"...

Foto: Letícia brincando com seu amiguinho Giovane. Seria ele o motivo dela querer uma irmã?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pérolas da Letícia, a série

Dona Letícia tagarela já começou a lançar suas pérolas gramaticais por aí. E a gente se diverte com isso. Lógico, daqui a pouco vamos é passar a maior vergonha com tudo o que ela tem dito, mas faz parte da evolução das crianças e temos que aprender a levar tudo na brincadeira, não é? Vamos às pérolas então.

1) Passeando na rua, encontramos um conhecido que perguntou se a Letícia tinha ido namorar. Ela respondeu que sim e, depois, soltou a pérola:
- O fulaninho (nosso conhecido) namora com o cachorrinho!
Ainda bem que ele não ouve direito, porque eu e minha mãe morremos de rir... e até hoje ela fala que ele namora com o cachorrinho... hahahahaha.

2) Um dia, depois do almoço, fui colocá-la pro cochilo. De repente, batidas na porta (sim, ela acorda, desde da cama e bate na porta pra gente abrir).
- Lelê, você não vai tirar um cochilo?
- Não, a Letícia dormiu ontem...
- risos

3) Brincando com a vó, parou de repente e apontou pra ela:
- O que que é?
- São os seios da vovó.
A Lê levantou a própria blusa e constatou:
- A Letícia não tem seios...
No dia seguinte, ela começou:
- O papai não tem seios, mas a vovó tem seios.
Luis pergunta:
- E a mamãe, tem seios?
- A mamãe não tem.
Hahahahaha... isso que dá ter quase nada de peito mesmo =P

4) Essa é mais uma palavra engraçadinha que ela fala: barriguinha de cereal... risos.

Por enquanto, estas são as pérolas da nossa menina. Com certeza muitas mais virão... aguardem!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Beijos e abraços - carinhos entre irmãs

A Letícia é uma menina super carinhosa. Adora encher todo mundo de beijos e abraços (até beijo na boca já rolou entre alguns menininhos por aí... eita sapeca!). Suzie é uma garota grudenta, que adora ficar acoplada na gente. Façam as contas agora.

Somando Letícia e Suzie, qual seria o resultado? Uma sessão interminável de beijos, abraços e elogios de "A Suzie é uma fofa", "A Suzie é muito linda" e "A Letícia é um amor, deu um beijo gostoso na Suzie". E por aí vai.

Tudo isso porque ensinamos a Lê como lidar com os bichinhos, com carinho e cuidado. E acostumamos a Suzie com crianças (educadas, claro, nada daquelas que batem nos bichinhos) desde quando chegou em casa. Afinal, ter filhos era algo que teríamos e jamais nos separaríamos de um bichinho nosso, que é parte de nossa família. Tanto que sempre digo que tenho duas filhas: Suzie, a primogênita, e Letícia, a caçula (por enquanto).

Eu adoro o jeitinho que elas ficam juntas na almofada... a Lê sentadinha fazendo carinho na Suzie, que está deitada ao seu lado e dando lambidas na perna da Lê. Os carinhos, então, são recíprocos.
Letícia abraçando a Suzie na Cobasi, ao lado do Zé.

Letícia dando um abraço gostoso na Suzie.

Beijo estalado. Que amor.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Almoço de sábado

Hoje pela manhã, resolvi fazer um almoço em casa mesmo, ao invés de almoçar fora. Não que eu estivesse morrendo de vontade de cozinhar, mas eu teria que fazer almoço ou janta então... preferi fazer o almoço mesmo.

Tive uma excelente ajudante: a Letícia. Ela me ajudou com o molho pesto do espaguete, foi tirando as folhas do majericão e colocando no copo do liquidificador. Enquanto isso, eu ia picando os legumes do ratatouille e os temperos (cebola e alho). Tirei fotos e filmei, mas coloco aqui depois, porque ainda não tirei da máquina e a pequena já acordou e estou correndo pra escrever esse post... risos.

Quem quiser fazer o nosso almoço de sábado, pode clicar aqui, que tem as receitas.

O cansaço? Bom, depois de comer essa comidinha delícia, e tomar um suco delícia (risos) ele foi embora. E, por incrível que pareça, eu curto cozinhar.

Letícia ajudando a tirar as folhas de manjericão