sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aprendendo a usar o banheiro


Faz algumas semanas venho ensinando a Letícia a usar o banheiro. Ela já não fazia mais coco na fralda fazia tempo, pedia pra usar a privada. Aí, pensei: então, vamos tirar de vez e usar só pra dormir.

Claro, foram inúmeros xixis no chão - nunca limpei tanto xixi fora de lugar, nem quando a Suzie estava aprendendo a usar o jornal (já que ela veio sabendo fazer só fora de casa) - mas nunca coco: esse ela pedia pra ir.

Sempre com paciência, claro, limpava o xixi e explicava que ela precisava pedir pra ir no banheiro antes de fazer.

Teve dias que ela adorava fazer xixi nela mesma, pisotear no xixi (e cair bastante também) e lavar o cabelo - a Letícia tá lavando o cabelo, a Letícia tá lavando o rosto. Nessas horas, só tinha que rir mesmo.

O treino pra ir ao banheiro é assim mesmo: demorado, cansativo, temos que ter paciência e não ficar nervosa com a criança porque ela errou. Se ela errou, é porque ainda não entendeu, e não porque é uma criança má (o mesmo se aplica quando ensinamos um cão, sabiam disso? Aliás, muito do que uso pra educar a Letícia, uso pra educar a Suzie também - e tem dado muito certo, diga-se de passagem. Essa é uma das vantagens de se saber lidar com um cão - você acaba sabendo como lidar com uma criança também).

Fazendo esse treino, descobri que minhas meninas têm mais uma coisa em comum: o olhar de quem quer fazer xixi. As duas me olham do mesmo jeitinho, como quem diz: "mãe, me leva pra fazer xixi? Tô meio apertada aqui....". Verdade! A Letícia não pede explicitamente "mamãe, quero fazer xixi", como faz quando quer fazer coco. Ela me pede com o olhar. Então, mãe sempre atenta aos olhares das duas filhas agora. E têm também as mesmas atitudes, me seguem com aquele "olhar de xixi", como tenho brincado ultimamente.

Ontem foi muito engraçado. A Letícia entretida com seus brinquedos, dançando as musiquinhas dela e eu terminando de preparar os pratos de cada uma pra jantar. Aí, de repente, vem ela: "mamãe, a sala tá suja". Eu fui ver e vi umas bolinhas no chão. Coco. Ela esqueceu de me avisar que estava com vontade de fazer mas, mesmo assim, não fez na calça: abaixou as calças, agachou, fez coco beeem no cantinho, longe dos brinquedos. Achei a maior graça, mas não se pode rir na frente dela, né?! Senão, ia ser todo dia coco na sala, porque eu achei muito engraçado. Limpei e joguei na privada, pra ela ver. Depois de uma hora, me pediu pra ir fazer xixi e coco: que bonitinha, fez mesmo, os dois!

Outra vantagem de se ter cão é você ter em casa produtos que tiram o cheiro de xixi e coco. Eu os uso pra limpar os erros da minha filhinha pelada também, lógico!

E vamos seguindo com o treino, entre muitos acertos, alguns erros e muita diversão também. Afinal, nem tudo na vida é só trabalho: precisamos, e devemos, nos divertir em cada momento (e eu venho tentando aprender isso, preciso praticar mais minha diversão...).

Na foto, Letícia ainda com 1 aninho, mas já fazendo coco só no banheiro. E, claro, lendo revistas como a mãe =) Qual revista ela estava lendo? Cães & Cia hehehehehe.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alguém pra ajudar

Eu fiquei protelando uma pessoa pra me ajudar em casa, para que eu pudesse ter mais tempo com as minhas meninas. Até semana passada.

O que aconteceu que eu mudei de ideia? Bom, aconteceu que a Letícia cresceu e precisa de muita atenção, de alguém que a oriente, precisa de carinho e amor de mãe, da mãe pra brincar. E eu, simplesmente, não estava conseguindo muito por conta das coisas em casa para fazer. Então, Luis e eu conversamos e chegamos à conclusão que seria bom ter alguém me ajudando duas vezes no mês (mesmo porque nossa cozinha, lugar que eu não estava conseguindo limpar decentemente, estava bem nojenta... risos).

Terça-feira passada a moça veio aqui me ajudar. A Letícia gostou muito dela, eu também, a Suzie então, nem se fala, mas ela se dá bem com todos. Foi muito gostoso: poder me preocupar apenas com o almoço e jantar das meninas, em poder passear com elas na rua, brincar com as duas.

Claro que nas semanas que ela não vem, eu vou mantendo a limpeza da casa e não deixei de fazer outras coisas também, necessárias.

Mas... por que que tudo na vida tem um mas? Luis chegou em casa hoje dizendo que tinha uma coisa pra me contar e que era sobre a moça. Eu logo falei: "ela está grávida". "Não... no dia seguinte que ela saiu daqui, ela foi no médico porque estava com o corpo cheio de brotoejas e o médico acha que é alergia a cães". Putz... incrível: nestes quase 5 anos de vida, com um monte de gente vindo aqui em casa, nunca ninguém teve alergia a ela. A Lê nunca teve alergia a ela, nem mesmo quando bebezica. Parece que ela ainda vem semana que vem mas, se ela realmente ficar assim, ela não vem mais.

Ai ai ai... acho que meus dias de Cinderela estão chegando de novo...

sábado, 24 de outubro de 2009

O Parto é delas


Não é um assunto relacionado a cães, mas a mães. Risos.

Como muitos sabem, faço parte de vários grupos sobre maternidade, parto, amamentação, bebês, crianças... e sobre cães e adestramento também, mas não é sobre isso o assunto do meu post.

Depois de um tempo que a Lê nasceu, uma pessoa me disse que eu fui enrolada, não existe falta de dilatação. Aí, comecei a procurar saber sobre o assunto e, realmente, fui enrolada. Infelizmente, só fui saber disso quando a Lê já tinha nascido, eu não poderia voltar no tempo e ter o parto que eu queria. Felizmente, saí da Matrix e tenho estudado muito, lido muito, pesquisado muito. Com certeza, o próximo será diferente. E, se eu conseguir plantar essa sementinha em alguém, ficarei muito feliz.

Hoje li um texto excelente sobre parto, sobre o absurdo das cesáreas desnecessáreas, sobre parto natural, sobre o péssimo atendimento hospitalar (verdade, nunca mais volto onde a Lê nasceu, NUNCA). O título do texto é O Parto é Delas (clique aqui para ler na íntegra, vale muito a pena). Se você pretende ter filho e não quer se arriscar com uma cesárea, pesquise muito, entre em listas de discussão, grupos de apoio, mude de médico. Será muito melhor para você e seu filho.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Concurso Cultural Frontline

Oi pessoal! Dei uma sumidona, mas pretendo voltar a postar bastante aqui. Afinal, tem acontecido bastante coisa na nossa vida doida =)

Suzie e Letícia estão participando do concurso frontline =) Elas poderão entrar pro calendário 2010 da frontline / merial e tb ganhar 1 ano de frontline. Mas, pra isso, elas precisam de votos. Para isso, basta clicar aqui e digitar nome, e-mail e CPF. Procure por "Fúlvia" e vocês verão as duas meninas no colchão, sentadas juntas e, na outra foto, na cama, tomando sol. Votem nas duas hehehehehe.

Beijos a todos!
Ful, Suzie e Letícia